O que um médico urologista pode fazer por você

urologista é o médico responsável pelo tratamento dos problemas relacionados ao trato urinário de homens e mulheres, assim como do genital masculino. Desta forma, o urologista trata dos problemas nos rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis.

médico urologista, normalmente, atende pacientes em consultório, acompanha pacientes internados, realiza cirurgias e exames diagnósticos.

Além disso, o médico urologista assume um papel fundamental na realização de exames preventivos e check-up para os homens.

Há uma enorme quantidade de doenças tratadas pelo urologista em homens e mulheres de todas as idades, tais como tumores de próstata, tumores de bexiga, tumores de rim, inflamações da via urinária, pedras nos rins, incontinência urinária, infertilidade, alterações hormonais no homem, dentre outros.

Qual a função do médico Urologista?

A maioria das pessoas não conhece ou não entende muito bem qual é a função de um médico urologista.

Muitas vezes, de maneira equivocada, esta especialidade médica está associada, exclusivamente, a doenças e aos órgãos do sexo masculino (ou seja, seria a versão para os homens do médico ginecologista). Porém, o urologista não trata apenas os problemas relacionados com o aparelho reprodutor masculino, mas sua atuação abrange também o aparelho urinário dos homens e das mulheres.

Em que situação o urologista atende mulheres?

No geral, as mulheres precisam procurar o urologista em casos de doenças do trato urinário como, por exemplo, o cálculo renal (as conhecidas pedras nos rins), tumores (na via urinária, bexiga, rim, ureter), infecções de repetição, perda de urina ou cistites.

Quando devo procurar um urologista?

Deve-se procurar um urologista sempre que a pessoa apresentar sintomas que envolvam o sistema urinário, tais como:

• - Dificuldade ou dor para urinar;
  • - Dor nas costas (de maneira aguda);
  • - Dor nos rins;
  • - Urina com sangue;
  • - Urina com muita espuma;
  • - Infecções urinárias de repetição.

No caso dos homens, a partir dos 50 anos eles devem, anualmente, ter uma consulta de rotina para avaliar a próstata, mesmo que não haja sintomas, já que doenças da próstata podem se apresentar assintomáticas. Além disso, a descoberta precoce possibilita um melhor tratamento para o paciente.

Porém, caso haja histórico familiar de câncer de próstata, é necessária uma consulta anual a partir dos 40 anos de idade.

Ellos (51)
IMG-20220705-WA0104

Quais doenças são tratadas pelo urologista?

A lista de doenças tratadas pelo urologista é bem ampla. Dentre os problemas que podem acometer tanto homens quanto mulheres em todas as idades, estão:

• - Cálculos renais, as famosas pedras no rim;
  • - Tumores benignos da próstata ou renais;
  • - Tumores malignos (câncer) da próstata, bexiga, rim, dentre outros;
  • - Infecções urinárias;
  • - Cistites ou outras inflamações da via urinária;
  • - Perda de urina (incontinência urinária).

Já para os homens, o urologista identifica e trata problemas como:

• - Infertilidade;
  • - Alterações hormonais da testosterona;
  • - Realização de vasectomia;
  • - Ejaculação precoce;
  • - Impotência sexual;
  • - DSTs;
  • - Fimose;
  • - Curvatura peniana;
  • - Problemas relacionados à próstata;
  • - Câncer que acomete o sistema reprodutor masculino.

Quais são os exames solicitados na urologia?

No processo de diagnosticar as doenças que envolvem o trato urinário e o sistema reprodutor masculino, o médico solicita alguns exames.

Os mais comuns são os de sangue e de urina para avaliar, principalmente, os parâmetros bioquímicos relacionados com o trato urinário, tais como creatinina, ureia e ácido úrico, além da contagem de leucócitos para verificar uma possível infecção, podem ser feitas dosagens hormonais, níveis de PSA para doenças da próstata, dentre outras.

Já os exames de imagem também podem ser solicitados, os quais incluem ultrassonografias, tomografia e ressonância magnética.

Além disso, no caso dos homens, o toque retal (exame de toque) torna-se uma rotina anual, na maior parte dos casos, a partir dos 50 anos de idade, pois muitos pacientes podem apresentar o resultado dos níveis de PSA para doenças da próstata normal, mas descobrem problemas na próstata por meio do exame de toque.

Para mais informações, acesse: Instituto Ellos de Medicina.

Em caso de pedra nos rins, todo urologista pode me atender?

Sim. Porém, é importante procurar um urologista que tenha vasta experiência no tratamento de cálculos renais (pedra nos rins).

A presença de cálculos renais (pedra nos rins) é uma doença que pode atingir homens e mulheres de qualquer idade, com um pico de incidência entre 30 e 40 anos, sendo esse um dos principais motivos pelo qual as mulheres e os homens acabam procurando um urologista.

Além disso, é uma das grandes queixas de atendimento em pronto-socorro devido a dores nas costas.

Assim, o cálculo renal (pedra nos rins) é caracterizado pelo acúmulo de pequenos cristais formando pedras no trato urinário e, quando se deslocam do rim e entram na via urinária (ureter), provocam uma dor intensa que, geralmente, pode levar o paciente para o pronto-socorro. Existem quatro tipos de cálculos renais de:

• - Cálcio;
  • - Cistina
  • - Estrutura;
  • - Ácido úrico.

Desta forma, as pedras nos rins aparecem quando existe uma alta concentração dessas substâncias. Existem alguns fatores de risco que contribuem para o aparecimento do cálculo renal, tais como o histórico familiar, idade, beber pouca água, alto consumo de sódio, além da obesidade.

Os sintomas mais comuns são dor lombar ou no abdome inferior, sangue na urina, ardência ao urinar, vontade de urinar o tempo todo e náuseas ou vômitos.

O tratamento é desenvolvido pelo urologista de acordo com o tamanho e localização das pedras. Dentre os tratamentos, pode ser indicado beber bastante água para eliminá-las e analgésicos para administração da dor.

Além disso, na maior parte dos casos, podem ser necessários procedimentos mais invasivos, tais como a cirurgia e, dentre as técnicas mais modernas, a cirurgia a laser.

A cirurgia de cálculo renal a laser, apesar de ser invasiva, é muito menos agressiva pela evolução tecnológica dos aparelhos. Desta forma, é possível a resolução de problemas relacionados aos cálculos renais, mesmo aqueles maiores. Tudo isso pela via endoscópica, fazendo com que o paciente volte para suas atividades cotidianas de maneira muito mais rápida.

Marque agora mesmo uma consulta com um urologista em Campinas.

Existe remédio para pedra nos rins?

O tratamento para as pedras nos rins é determinado pelo urologista de acordo com as características da pedra e localização da pedra. Após a resolução do quadro de dor, o paciente precisa se submeter a uma bateria de exames (de sangue, urina e análise do cálculo), para saber se há alguma causa metabólica que contribui para a formação destas pedras.

Além disso, também é necessário adotar um estilo de vida mais saudável como, por exemplo, consumir menos sódio, consumir menos produtos industrializados e beber mais água.

Uma curiosidade: você sabia que uma pessoa que já teve cólica renal, em 5 anos tem mais de 70% de chance de ter outra? Por isso, é importante o acompanhamento com o urologista para evitar uma nova crise.

Dr. Bruno Resende
CRM 120227